28 de julho de 2022

0 Comentários

Os nós em mim

Por Eriane Dantas

Já ouviu falar em um gigante de mais de duzentos anos que vive no litoral piauiense, mais precisamente no município de Cajueiro da Praia?

Batizado de Cajueiro-Rei, essa árvore centenária foi reconhecida, em 2016, como o maior cajueiro do mundo, com base em estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Os pesquisadores analisaram as folhas de diferentes locais da planta, fizeram medições da área e do perímetro ocupado por ela e, com isso, provaram que, embora pareça se tratar de uma porção de árvores juntas, ali há um único pé de caju com diversos troncos.

O Cajueiro-Rei ocupa área de 8.834 m2, o que corresponde a 334 m2 a mais que o Cajueiro de Pirangi, localizado em Parnamirim, no Rio Grande do Norte, que foi incluído no Livro dos Recordes, em 1994, como o maior cajueiro do mundo.

Cajueiro-Rei

Seis anos depois da pesquisa que o consagrou o maior entre todos de sua espécie, o próprio Cajueiro-Rei conta essa história em Os nós em mim, livro infantil de minha autoria que lançarei no dia 13 de agosto de 2022, em Brasília.

O texto morava, até poucos meses atrás, em uma pasta do meu computador e, além de mim mesma, era conhecida apenas por minhas leitoras-amigas e pela minha leitora-mãe. Agora, com o trabalho da Editora InVerso, o texto tornou-se uma bela obra, ganhou a capa graciosa que inicia este post e as ilustrações delicadas de Bianca Nithack. Seu título mudou várias vezes desde a origem, e nenhum outro se encaixou tão bem quanto o escolhido.

O meu cajueiro está pronto para encontrar os leitores e as leitoras; ele vai de galhos abertos, aliás, de páginas abertas a quem lhe abrir o coração. Esse é um livro sobre convivência, amor e amizade. Um livro para crianças, não importa de que idade.

Se você se interessar pela obra, já pode preparar um espaço na estante. Os nós em mim não tardará a chegar. Se estiver em Brasília no dia 13 de agosto de 2022, não deixe de nos encontrar no Sebinho, na Asa Norte, às 17h.

Lançamento de Os nós em mim

Quando: 13 de agosto de 2022 (sábado)

Onde: Sebinho Livraria, Cafeteria, Bistrô e Restaurante, localizado no SCLN Quadra 406, Bloco C, Loja 44, Asa Norte, Brasília – DF

Horário: das 17h às 19h30

confira esses posts relacionados

Deixe seu comentário

© 2022 Histórias em MimDesenvolvido com por