20 de julho de 2021

2 Comentários

Amizade não solicitada

Por Eriane Dantas

Sempre tive reservas quanto ao termo “amigo(a)”. Não concedia a todo mundo o título, ainda mais precedido de um adjetivo. Talvez por um trauma de infância. Ou por um pressentimento: amizade é relação rara, difícil de cultivar. Não pode ser solicitada (ou confirmada) clicando-se em um botão.

Amizade se constrói pouco a pouco, com a ajuda e o empenho das duas partes. Se a parede é erguida toda de um lado e do outro, só pela metade, o prédio ficará torto e corre o risco de tombar. Depois da queda, é mais trabalhoso levantá-lo novamente.

É uma coisa curiosa. Duas pessoas se encontram por acaso. Mesmo não partilhando a genealogia e não tendo obrigação de ficar, resolvem entrar e permanecer uma na vida da outra. Fazem isso apesar de suas diferenças, das falhas que cada uma delas tem.

Amizade é sinônimo de cuidado. É como diz a famosa citação de O pequeno príncipe, “você se torna eternamente responsável por aquilo que cativa”. Ainda que a distância, um amigo ou uma amiga inspira confiança. Mantemos com ele ou ela uma ligação que não se desfaz e que podemos resgatar a qualquer tempo, mesmo que apenas nas lembranças.

Enfim, amiga é aquela pessoa com quem se pode abrir o coração sem temer o julgamento; que enfatiza o nosso lado bom, embora saltem aos olhos os nossos defeitos. É quem celebra conosco as vitórias e nos impulsiona a nos refazer após uma derrota. É a pessoa que ajuda no nosso crescimento, na superação das nossas limitações, na cura de nossos preconceitos. É também com quem compartilhamos as conversas despretensiosas, o riso à toa, aqueles minutos capazes de renovar um dia inteiro.

Posso me gabar de ter amigas desse jeitinho. Espero ser essa amiga para elas também.

confira esses posts relacionados

Deixe seu comentário

2 Comentários

  • nelson neves
    08 outubro, 2021

    Muito boa a sua iniciativa do sítio. Gostei muito da resenha de Paulo Freire. Obrigado pela oportunidade e boa sorte.

  • © 2024 Histórias em MimDesenvolvido com por