Sim, há dias longos em que a vida pesa e soma tempo. E há dias leves, que nos conferem a juventude da alma.
Com um título que nos prepara para uma experiência prazerosa, Mônica Moro Harger nos convida a contemplar, como quem observa de fora, aqueles momentos que passam despercebidos no dia a dia. Ela nos faz reparar que, por vezes, subestimamos os pequenos acontecimentos.
Outra conclusão a que chegamos ao ler Encontros felizes é que a vida (a vida mais simples que exista) pode fornecer matéria abundante para o escritor ou a escritora.
Notamos isso, por exemplo, ao ler uma reflexão sobre o tempo inspirada na observação de mãe e filha numa floricultura, o relato de uma conversa com uma criança, as recordações da infância, as lembranças de encontros com a família e com os amigos ou a análise de um sonho.
O tempo das horas é implacável. Sobrepuja os domingos, o sol, as flores. O tempo das horas tem pressa […] (trecho de O tempo das flores).
Encontros felizes é uma coletânea de 32 textos curtos sobre diversos temas, como memórias, encontros, amizades e amores, finalizada com a crônica que dá nome ao livro e que, como a própria autora explica em sua apresentação, deu início a sua escrita profissional: Vá aos encontros felizes.
É bom estar junto nas comemorações, nas conquistas, nas festas que brindam a vida! Dando risada com os amigos, relembrando as histórias de família, deixando-se levar pela alegria despretensiosa dos momentos bons (trecho de Vá aos encontros felizes).
Mônica Moro Harger nos conta que é antiga sua relação com as palavras, que ela usava para homenagear as pessoas queridas, para falar dos sentimentos mais íntimos. Mas, em 2018, quando o texto Vá aos encontros felizes viralizou na internet, sua escrita se modificou e Mônica passou a compartilhar suas palavras com um maior número de leitores. É emocionante seu relato sobre a revolução causada pelos atos de escrever e de ser lida.
A escrita ganhou espaço significativo no meu dia a dia, tomou forma, agigantou-se. Roubou minhas madrugadas de sono e definitivamente o meu coração. Escrever, e ser lida, causou uma revolução em mim (trecho da apresentação).
Encontros felizes é uma leitura leve e descontraída e, ao mesmo tempo, carregada de reflexões (daquelas que nos levam a perguntar: por que eu não pensei sobre isso antes?). É uma opção apropriada para este tempo de preocupações e ansiedade que vivemos, este tempo que não nos permite muitos encontros felizes, mas nos dá a oportunidade de rever nossos próprios conceitos.
Vá ao encontro feliz com esta bela obra clicando no link a seguir:
Deixe seu comentário