23 de junho de 2020

2 Comentários

[Resenha] Encontros felizes

Por Mônica Moro Harger

  • Título Original: Encontros felizes
  • Gênero do Livro: Crônica
  • Editora: InVerso
  • Ano de Publicação: 2019
Sinopse: Em abril de 2018, entre as inúmeras mensagens compartilhadas no WhatsApp da minha saudosa turma de faculdade (lá se vão mais de 20 anos de formados), um texto se destacava: "Vá aos encontros felizes". Assim como meus amigos, me comovi e uma parte de mim se viu querendo pegar a estrada e ir ao encontro daqueles que amo. Porém, o texto não vinha assinado. Tive a gratificante curiosidade de ir atrás da autora, alma sensível que havia conseguido traduzir de forma simples e afetuosa a importância de celebrar a vida nos momentos felizes. Assim encontrei a Mônica. De lá pra cá, pude comprovar que não apenas me identificava com seus textos, com sua sensibilidade, como também me identificava com sua doçura e capacidade de falar ao meu coração. Ficamos amigas. Ela se tornou colunista do meu blog. Em maio de 2019 tivemos nosso tão aguardado "Encontro Feliz", quando ela pegou a estrada e veio me visitar. [...]
Comprar na Amazon

Sim, há dias longos em que a vida pesa e soma tempo. E há dias leves, que nos conferem a juventude da alma.

Com um título que nos prepara para uma experiência prazerosa, Mônica Moro Harger nos convida a contemplar, como quem observa de fora, aqueles momentos que passam despercebidos no dia a dia. Ela nos faz reparar que, por vezes, subestimamos os pequenos acontecimentos.

Outra conclusão a que chegamos ao ler Encontros felizes é que a vida (a vida mais simples que exista) pode fornecer matéria abundante para o escritor ou a escritora.

Notamos isso, por exemplo, ao ler uma reflexão sobre o tempo inspirada na observação de mãe e filha numa floricultura, o relato de uma conversa com uma criança, as recordações da infância, as lembranças de encontros com a família e com os amigos ou a análise de um sonho.

O tempo das horas é implacável. Sobrepuja os domingos, o sol, as flores. O tempo das horas tem pressa […] (trecho de O tempo das flores).

Encontros felizes é uma coletânea de 32 textos curtos sobre diversos temas, como memórias, encontros, amizades e amores, finalizada com a crônica que dá nome ao livro e que, como a própria autora explica em sua apresentação, deu início a sua escrita profissional: Vá aos encontros felizes.

É bom estar junto nas comemorações, nas conquistas, nas festas que brindam a vida! Dando risada com os amigos, relembrando as histórias de família, deixando-se levar pela alegria despretensiosa dos momentos bons (trecho de Vá aos encontros felizes).

Mônica Moro Harger nos conta que é antiga sua relação com as palavras, que ela usava para homenagear as pessoas queridas, para falar dos sentimentos mais íntimos. Mas, em 2018, quando o texto Vá aos encontros felizes viralizou na internet, sua escrita se modificou e Mônica passou a compartilhar suas palavras com um maior número de leitores. É emocionante seu relato sobre a revolução causada pelos atos de escrever e de ser lida.

A escrita ganhou espaço significativo no meu dia a dia, tomou forma, agigantou-se. Roubou minhas madrugadas de sono e definitivamente o meu coração. Escrever, e ser lida, causou uma revolução em mim (trecho da apresentação).

Encontros felizes é uma leitura leve e descontraída e, ao mesmo tempo, carregada de reflexões (daquelas que nos levam a perguntar: por que eu não pensei sobre isso antes?). É uma opção apropriada para este tempo de preocupações e ansiedade que vivemos, este tempo que não nos permite muitos encontros felizes, mas nos dá a oportunidade de rever nossos próprios conceitos.


Vá ao encontro feliz com esta bela obra clicando no link a seguir:

confira esses posts relacionados

Deixe seu comentário

2 Comentários

  • Eliete Morais
    24 junho, 2020

    Logo poderemos ter nossos encontros felizes 🙏👏👏👏

    • Eriane Dantas
      Eriane Dantas
      06 julho, 2020

      Vamos torcer. 🙂

  • © 2020 Histórias em MimDesenvolvido com por