25 de março de 2020

0 Comentários

3 livros infantis para ler online gratuitamente

Ouvi muita gente falando nos últimos dias sobre a dificuldade em entreter as crianças durante a quarentena. Ouvi também pessoas defendendo a leitura como a melhor forma de enfrentar este momento.

Para mim, não há discussão quanto a isso. Ler um livro que nos encante e mexa com as nossas emoções é uma das melhores maneiras de passar o tempo (qualquer tempo).

Apesar de preferir os livros físicos e de achar que as crianças, em especial, precisam tocar, manusear e folhear o livro, acredito que todos nós podemos usar as novas tecnologias. Elas podem ser aliadas na manutenção do hábito de leitura, já que os livros digitais costumam ser mais baratos e mais práticos.

Por isso, indico a seguir três livros para crianças que podem ser baixados gratuitamente* no site da Amazon e lidos em qualquer aparelho (celular, tablet ou computador).

Deixo claro que aqui falo de crianças maiores, pois não se recomenda incentivar o uso desses aparelhos por crianças muito pequenas.

1. O menino mais estranho do mundo

Escrito por Helder Herik e ilustrado por Luísa Vasconcelos, O menino mais estranho do mundo (Cepe, 2019) é uma história muito doida sobre um menino muito doido chamado Dário.

Dário tem um olho vesgo que tremelica e vê o futuro; cria sapo que lê seus pensamentos e aranha que lhe palita os dentes; junta pessoas na praça para contar suas descobertas; liberta as letras que moram nos livros.

Dário pensou das
letras
sentirem fome
Que era a vida
inteira trancada
em livros
pobrezinhas (p. 31).

Esse é um livro para crianças bem diferente. Todo narrado em versos, apresenta um menino nada convencional (o que explica o título), que imagina, explora, descobre e inventa as suas próprias teorias sobre o mundo. Pensando bem, não seria essa a definição da infância?

2. O pequeno livro de Hai-kais do Menino Maluquinho

De autoria do Ziraldo, O pequeno livro de Hai-kais do Menino Maluquinho (Melhoramentos, 2012) é uma amostra do livro Os Hai-kais do Menino Maluquinho e traz em cada página um pequeno poema com três versos (o hai-kai) e uma ilustração do famoso personagem.

Mamãe é sabida.
Ela avisa na tristeza:
‘Assim é a vida!’ (p. 18).

Os hai-kais falam dos sentimentos do Menino Maluquinho, de suas experiências, de sua relação com a família, do cotidiano. É muito provável que as crianças se encantem com as rimas, com as ilustrações e com o conhecido jeito travesso do menino.

Esse livro é a prova de que tamanho não indica coisa alguma mesmo. Os poemas são pequenos, mas são divertidos e podem até ser profundos.

3. A valente princesa Valéria

Escrito por João Paulo Vaz e ilustrado por Laerte Silvino, A valente princesa Valéria (Cepe, 2015) já rendeu uma resenha aqui.

Essa é uma história juvenil bem-humorada sobre uma princesa diferente daquelas que estamos acostumados a ver em contos de fadas. Destemida, Valéria resolve montar em seu cavalo e conhecer o mundo antes de se tornar rainha.

Montada em seu cavalo negro, ela já havia cruzado sete rios, atravessado dezessete florestas, subido e descido vinte e sete montanhas, quando passou em frente ao castelo da bruxa Madraga (p. 10).

Nessa viagem, ela conhece o príncipe Horácio, prisioneiro de uma bruxa-dragão. Valéria pula do cavalo para libertar o príncipe, e os dois, juntos, terão que descobrir como conciliar suas personalidades e vontades tão distintas para se relacionarem bem.


Para adquirir os livros, é só clicar nos links a seguir:
*Atenção! Os e-books da Cepe Editora estarão disponíveis gratuitamente até 31 de março de 2020.

confira esses posts relacionados

Deixe seu comentário

© 2020 Histórias em MimDesenvolvido com por